Páginas

sábado, 15 de março de 2014

Tomando Anticoncepcional Pela Primeira Vez

O uso de anticoncepcionais é indicado quando a mulher/ garota não tem o desejo de engravidar, para evitar algumas DSTs e como tratamento de doenças como o Ovário Policístico. Faço parte do terceiro quadro, descobri há algum tempo que tenho essa doença e minha médica me receitou um anticoncepcional como tratamento. Comecei a tomar e logo notei algumas diferenças e então um turbilhão de perguntas surgiu em minha cabeçinha adolescente.
Tenho certeza de que muitas garotas também já sentiram ou sentem algumas dúvidas sobre esse medicamento e o que acontece com o nosso corpo depois de tomá-lo. Consultei alguns sites confiáveis e extraí algumas coisinhas de lá que me ajudaram, espero que também possa saciar a curiosidade de vocês.

1. Anticoncepcional engorda?
Mito. As pílulas modernas não engordam. Se o corpo está pesando, o aumento de peso pode ter ocorrido pelo excesso de calorias ingeridas, mas não pelo uso contínuo da pílula. Para algunsmédicos, o ganho dos (poucos) quilinhos pode estar relacionado aoestrógeno ou à progesterona, componentes do anticoncepcionalque podem aumentar o apetite ou causar retenção de líquidonos primeiros meses, e em apenas 15% dos casos.

2. A pílula diminui a acne?

Após três meses de uso, a maioria das pílulas melhora o aspecto da pele e do cabelo. Isso por causa de três tipos de hormônios sintéticos, de nomes difíceis, mas com benefícios certeiros: gestodeno, drospirenona e ciproterona. Eles regulam a oleosidade da pele e reduzem o surgimento de cravos e espinhas. Não bastasse isso, ainda têm efeito na textura do cabelo, tornando os fios sedosos.

3. Tomas anticoncepcional causa dores de cabeça?

Sentir o incômodo no período de adaptação à pílula, durante os primeiros três meses, é normal. Após esse tempo, se você estiver tomando o remédio certo, já poderá sentir um alívio nas dores de cabeça. Anote aí: os contraceptivos sem estrogênio, apenas com os hormônios progesterona levonorgestrel ou noretisterona, são os mais indicados. Mas, atenção: caso você já sofra de dores fortes e constantes na cabeça ou tenha diagnóstico de enxaqueca, procure um neurologista, pois nenhum contraceptivo oral fará milagre nesse caso.

4. Tomar anticoncepcional aumenta a celulite?

Depende.  A Dra. Elizabeth explica que a celulite está intimamente relacionada à retenção de líquidos, a qual pode ser gerada pelo uso de anticoncepcionais com progesterona, aqueles em que amulher não menstrua. Mas, na maioria dos casos, a culpa não está apenas nas pílulasa variação de pesoos maus hábitos alimentares, o sedentarismo e, principalmente, ahereditariedade podem desencadear ou agravar o aspecto casca de laranja.

5. Mulheres que tomam a pílula tem dificuldades para engravidar?

Mito. "O organismo precisa de certo tempo para eliminar os efeitos da pílula", explica aginecologista. Fatores como a idade e a própria infertilidade não diagnosticada no passado podem influenciar a demora ou a impossibilidade de engravidar.

6.Reduz as doenças em geral?

O uso da pílula anticoncepcional reduz o risco de doenças cardíacas e do surgimento demiomas, diminui a queda de cabelo, ajuda no controle e perda de peso, aumenta a produção de colágeno na pele, e ameniza os sintomas da menopausa como oscilação de humor.

7. Qualquer pessoa pode tomar a pílula?

Não. A mulher, antes de tomar pílula, precisa passar por uma consulta com o ginecologista a fim de saber se ela pode ou não tomar o medicamento.

8. Como é feita a escolha do anticoncepcional mais correto para a mulher?

A mulher sempre deve escolher o contraceptivo junto com seu médico. Somente um profissional pode indicar uma pílula que tenha menos efeitos colaterais, com menor taxa de hormônios e que seja mais adequada para aquela paciente específica. Por exemplo, para uma paciente que tenha a pele oleosa, o médico vai escolher uma pílula que vai ajudar a melhorar a pele; para aquela que tenha fluxo muito aumentado, ele vai indicar uma pílula que vá diminuir o fluxo; e assim por diante. Portanto, é o médico que vai escolher junto com a paciente, e após exames ginecológicos, qual o método contraceptivo mais indicado.

9. A pílula pode diminuir a aparição dos pelos no rosto?

Pode. Algumas pílulas têm este efeito: diminuem a quantidade de pelos, principalmente aqueles anormais, que crescem em locais em que a mulher não está acostumada, como na face e abdômen.. Não são todas as pílulas que têm este efeito, mas algumas foram desenvolvidas para este fim. 

10. Anticoncepcional aumenta os seios?

Não. Ele pode causar retenção de líquido fazendo os seios ficarem inchados e sensíveis, mas a menina nunca pode pensar em aumentar os seios tomando anticoncepcional, ele serve pra evitar filhos e tratar algumas doenças.

11. Quanto tempo após o início do uso o anticoncepcional faz efeito?

Se a garota começou a tomar a partir do primeiro dia do ciclo menstrual, no sétimo ela já está segura, pois já está fazendo efeito. Mas nem sempre acontece de ela acertar o primeiro dia do ciclo, então o melhor é tomar uma carteira inteira. 

12. É normal sentir cólicas, mesmo tomando a pílula?

É normal. A cólica melhora muito, mas não necessariamente desaparece completamente. Além disso, pode demorar alguns meses após o início do uso para que o anticoncepcional surta efeito sobre as cólicas. 

13. O quão confiável é o anticoncepcional?

De cada cem mulheres que tomam continuamente, de duas a três engravidam, o que é um risco bem baixo.

Bem, espero ter acabado com pelo menos parte de suas dúvidas. Podem me procurar pelo twitter, facebook ou tumblr e responderei a qualquer dúvida maior que tiverem. Lembrando que é sempre bom consultar um ginecologista para melhor entendimento dos assuntos tratados acima.


Beijos!
Agora você sabe tudo sobre anticoncepcionais!



Fontes:
 http://corpoacorpo.uol.com.br/blogs/pergunte-ao-especialista/pilula-anticoncepcional-mitos-e-verdades/1773

http://mdemulher.abril.com.br/saude/reportagem/saude-mulher/6-razoes-tomar-anticoncepcional-626528.shtml

http://www.bolsademulher.com/saude-mulher/beneficios-da-pilula-anticoncepcional/

http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/donna/noticia/2013/09/ginecologista-destaca-mitos-e-verdades-sobre-o-uso-de-anticoncepcional-4274767.html

http://igirl.ig.com.br/corpo/21+perguntas+sobre+anticoncepcionais/n1597186752794.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário